A atuação da Seccional de Controle de Obras da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage) foi destaque em evento realizado pela Secretaria de Obras Públicas (SOP) no dia 19 de dezembro, que apresentou os resultados do trabalho ao longo do ano. Criada em 2023, a seccional tem desenvolvido procedimentos pioneiros que garantem segurança e celeridade nos processos de fiscalização, liquidação e pagamento de obras realizadas pelas secretarias de Estado.
O trabalho da seccional visa padronizar práticas, reduzir riscos e evitar atrasos nos pagamentos e execuções, atendendo às demandas de um setor estratégico para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul. Essa atuação transversal, que envolve auditorias preventivas e colaborativas, assegura que recursos públicos sejam utilizados de maneira eficiente e transparente, beneficiando diretamente a sociedade.
A implementação de um método de controle com base em boas práticas será expandida para outras áreas da Cage, ampliando o impacto positivo do trabalho dos Auditores do Estado. Além disso, a parceria entre a Cage e a Secretaria de Obras Públicas possibilitará o aperfeiçoamento da gestão dos contratos, promovendo maior qualidade e agilidade nos processos.
Os Auditores do Estado seguem comprometidos em assegurar o uso responsável dos recursos públicos e em impulsionar iniciativas que tornam a gestão pública mais eficiente, ética e alinhada às necessidades da população gaúcha.