A expertise dos Auditores do Estado do Rio Grande do Sul mais uma vez ganhou destaque no cenário nacional. Durante o Summit Gestão Pública 2025, realizado em Belém (PA), o Auditor do Estado Wagner Ramos Ribeiro representou a Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage) e apresentou o modelo de gestão de custos desenvolvido no RS, considerado uma das boas práticas mais consistentes na administração pública brasileira.

O evento, promovido pelo Conselho Regional de Contabilidade do Pará (CRC/PA), reuniu representantes de diversos estados para debater temas como finanças públicas, controle interno, transparência e sustentabilidade na gestão. A participação gaúcha se deu justamente pelo reconhecimento da eficiência e da solidez do sistema de custos público implantado no estado — um trabalho técnico, criterioso e com forte atuação da carreira dos Auditores do Estado.

“O compartilhamento da experiência gaúcha na implementação do sistema de gestão de custos é resultado do reconhecimento público sobre a qualidade do nosso trabalho e reforça o compromisso do nosso estado com a transparência e eficiência na gestão pública”, destacou Wagner Ribeiro, da Divisão de Informações Estratégicas da Cage.

A coordenadora do Grupo de Trabalho Nacional de Custos, Rosemary Silva (SEFA/PA), também enfatizou a importância da participação do RS e a relevância do modelo adotado no estado como referência para outras unidades da federação, tendo o sistema gaúcho como inspiração para aperfeiçoar suas práticas.

O sistema de custos público do RS, mantido com o apoio da Cage, opera de forma contínua, com ampla cobertura e integração, servindo como ferramenta estratégica de gestão. As informações geradas alimentam o Portal da Transparência e subsidiam o processo de prestação de contas ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-RS). Recentemente, o sistema foi migrado para uma plataforma moderna de Business Intelligence, elevando ainda mais o nível de análise e a transparência dos dados.

A atuação técnica dos Auditores do Estado tem sido fundamental para consolidar o Rio Grande do Sul como referência nacional em controle de gastos, eficiência administrativa e responsabilidade fiscal.

A apresentação pode ser conferida aqui: https://youtu.be/5nc3Arl_0Wo?t=9443