O Sindicato dos Auditores do Estado do Controle Interno do Rio Grande do Sul (Sindicirgs) participou do 37º Congresso Brasileiro de Auditoria Interna (Conbrai), realizado entre os dias 25 e 28 de setembro, em São Paulo. Trata-se do maior evento de Auditoria Interna do Brasil, organizado pelo Instituto dos Auditores Internos do Brasil.

Os diretores José Carlos da Silva e Guilherme Lima representaram o Sindicirgs no evento, estabelecendo interlocuções com auditores de outras instituições públicas e privadas (Controladoria Geral do Estado da Paraíba, Usiminas, Banrisul, Caixa Econômica Federal, etc.), portanto, com o mainstream do Controle Interno no Brasil. Participaram de diversos cursos, workshops e debates ao longo do evento.

As Três Linhas de Defesa do Controle, Assurance versus Advisory, uso de técnicas analytics pelas equipes de auditoria, postura do Controle Interno, Auditoria de Cultura Institucional e Análise de Riscos foram os temas que permearam todo o evento, evidenciando a sua relevância para as instituições modernas, tanto públicas quanto privadas.

Considerando a pertinência desses assuntos para o aperfeiçoamento da carreira dos Auditores do Estado, uma oficina acerca dos conteúdos abordados no Conbrai será realizada pelo Sindicirgs em breve.