O Sindicirgs esteve presente em encontro com o deputado Luís Augusto Lara, realizado no dia 28 de março, com foco no debate para instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Benefícios Fiscais. O evento reuniu mais de 20 entidades representativas de servidores públicos e do setor privado em um café da manhã na sede do Afocefe Sindicato.

afocefe 1

Luís Felipe Pacheco, presidente do Sindicirgs, e Rodrigo Moreira Machado, diretor técnico, levaram o apoio do sindicato, assinando o manifesto público encaminhado aos demais deputados da Assembleia Legislativa. Essa ação marca o início da articulação junto aos parlamentares na busca por assinaturas para a instalação da CPI. Pacheco afirma que a posição favorável do sindicato, como signatário do manifesto, vai ao encontro dos princípios da entidade. “Defendemos uma gestão pública transparente e o fortalecimento do controle social”, reforça.

afocefe 2 legenda

De acordo com o deputado Lara, o déficit no Estado chega a quase R$ 3 bilhões, e o total de incentivos concedidos chega a R$ 9 bilhões por ano. “Se forem constatadas irregularidades em apenas 10% dos contratos, poderíamos arrecadar dinheiro suficiente para enfrentar a crise na segurança, saúde e educação”, disse o parlamentar.

Além de toda diretoria do Afocefe e do Sindicirgs, participaram da reunião representantes das seguintes entidades: Associação dos Juízes do RS (Ajuris), Associação do Ministério Público do RS (AMP/RGS), Associação dos Oficiais Estaduais do RS (Aofergs), Associação dos Servidores do Tribunal de Contas (ASTC), Associação das esposas e policiais femininas da BM/RS (Aesppom/RS), Centro de Auditores Públicos Externos do Tribunal de Contas (Ceape/RS), CPERS Sindicato, Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Federação Brasileira de Sindicatos das Carreiras da Administração Tributária da União, Estados e Distrito Federal (Febrafisco), Federação Sindical dos Servidores Públicos no RS (Fessergs), Sindicato dos Eletricitários do RS (Senergisul), Sindicato dos Engenheiros do RS (Senge RS), Sindicato dos Contadores do RS (Sindiconta), Sindicato dos Técnicos Científicos do RS (Sintergs) e União Gaúcha.