O Rio Grande do Sul é o Estado com os melhores indicadores de Eficiência da Máquina Pública de acordo com o Ranking de Competividade 2023, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

 

Para chegar a esse resultado, foram analisados indicadores como índice de transparência e qualidade da informação contábil e fiscal, dois indicadores que dizem respeito direto às competências da atuação dos Auditores do Estado e que muito contribuem para a eficiência da máquina pública.

Sob a ótica da competitividade, a importância deste pilar se refere ao tratamento dos custos de transação. A ineficiência da burocracia pública diminui a produtividade da economia ao minar a construção de um ambiente de negócios. A atividade econômica depende de um ambiente positivo ao investimento e a inovação. Quando as instituições governamentais reduzem o custo da transação econômica, a energia dos agentes econômicos se volta para tarefas que reforçam o dinamismo da economia.

Neste pilar, com peso de 9,2% no ranking final, foram agregados indicadores de eficiência, custo e transparência do setor público. Indicadores:

→ Eficiência do Judiciário

→ Custo do Executivo/PIB

→ Custo do Judiciário/PIB

→ Custo do Legislativo/PIB

→ Índice de Transparência

→ Qualidade da Informação Contábil e Fiscal

→ Produtividade dos Magistrados e Servidores do Judiciário

→ Oferta de Serviços Públicos Digitais

→ Prêmio Salarial Público-Privado

→ Equilíbrio de Gênero na Remuneração Pública Estadual

→ Equilíbrio de Gênero no Emprego Público Estadual