Na última sexta-feira, 17 de novembro, o Projeto Escola Íntegra (PEI), da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage), anunciou as vencedoras do concurso que reconheceu os melhores trabalhos artísticos abordando a temática da integridade. A entrega dos troféus e premiações em dinheiro aconteceu durante o seminário em celebração ao Dia Internacional Contra a Corrupção, promovido pela Rede de Controle da Gestão Pública no Rio Grande do Sul (Rede RS).

Foram mais de 520 inscritos no PEI, uma diversidade de manifestações artísticas demonstrando o quanto os jovens estão atentos ao tema. A primeira colocada foi Maria Clara Fraga Paronetto, 17 anos, da Escola Florinda Tubino. Ela escreveu um poema abordando o conceito, fazendo uma comparação entre os benefícios de atitudes íntegras e os males causados pela corrupção, como fica claro no seguinte trecho da obra: “Integridade/11 letras de pura complexidade/Aquele que faz o certo sem fiscalização/E é inteiro na sua convicção”, e outro, que diz “Corrupção/9 letras que juntas arruínam uma nação”.

O segundo lugar ficou com Thais da Silva Pacheco, 18 anos, da Escola Japão, no bairro Jardim Sabará. A terceira colocada foi Ana Luísa Coelho de Azevedo, 18 anos, da EEEM Padre Réus, no bairro Tristeza, escola que recebeu um prêmio especial por ter sido a instituição de ensino com maior número proporcional de inscritos dentre os matriculados.

Os Auditores do Estado Álvaro Santos e Aline Amirati, integrantes da diretoria do Sindicirgs, coordenaram as atividades do Projeto Escola Íntegra. Junto com outros dois colegas, os Auditores Tayguara Marques Moreira e Flávio Ruggiero Longhi, eles visitaram 43 escolas apresentando a iniciativa e convidando os estudantes a participarem com suas manifestações artísticas – poesias, desenhos, redações, músicas, entre outras peças. “Foi difícil escolher dentre tantos trabalhos, mas foi gratificante perceber que o projeto contribui para a formação dos agentes da luta anticorrupção do futuro. Nas suas escolas e famílias, eles também se tornaram multiplicadores da ideia”, afirmou Álvaro na divulgação dos vencedores.

O governador Eduardo Leite falou durante a abertura do Seminário, destacando a importância da transparência e integridade para a reputação da Administração Pública. O presidente da Rede RS e contador e auditor-geral do Estado adjunto, Jociê Rocha Pereira, ressaltou a necessidade de fazer com que a temática seja debatida por diferentes setores.

O movimento pela integridade é internacional, e, aqui no Rio Grande do Sul, a Cage traz no seu propósito a essência para contribuir com a absorção da cultura da integridade pela sociedade. Com a parceria da Secretaria da Educação (Seduc), o PEI tem o objetivo de difundir a cultura da ética e do combater às mais diversas formas de corrupção. O projeto também promove palestras sobre legalidade e moralidade no ambiente escolar, além de disponibilizar cartilhas educativas a professores e estudantes.

Prestigiaram ainda o evento o Contador e Auditor-Geral do Estado, Carlos Geminiano Rocha Rodrigues, o procurador-geral do Estado, Eduardo Cunha da Costa, o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Fabricio Guazzelli Peruchin, a secretária adjunta de Educação, Stefanie Eskereski, o superintendente dos Serviços Penitenciários (Susepe), Mateus Schwartz dos Anjos, o secretário-geral do Ministério Público Federal, Mark Weber, o secretário-geral do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Gilmar Possa Maroneze, o defensor público-geral do Estado, Antônio Flávio de Souza, o representante do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, juiz assessor da Presidência, José Luiz Leal Vieira, a procuradora regional da União da 4ª Região, Alessandra Nascimento Moraes Ignacio, e o representante da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, delegado Sérgio Eduardo Busato.