O quadro para disputa ao Piratini está se definindo, e o Sindicirgs se posiciona como um parceiro do próximo governo – caráter original da carreira que representa, dos Auditores do Estado.

Em julho, o sindicato realizou dois encontros: Miguel Rossetto e Jairo Jorge tiveram a oportunidade de conhecer como funciona e a importância da ação da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage) e de apresentar suas propostas para o futuro do RS à diretoria do Sindicirgs.

Os eventos, que são fechados, estão sendo considerados muito produtivos pelos candidatos, representando oportunidade única para um debate qualificado sobre o tema das finanças públicas do Estado.

Miguel Rossetto, que participou do encontro ainda na condição de pré-candidato, ressaltou a importância da elaboração de um plano econômico e financeiro para o RS, que permita que o Estado cumpra com as suas obrigações constitucionais. “Não consigo aceitar a ideia de um estado ajustado, sem escola pública, sem saúde pública. Ajuste não é um problema de contas, é uma questão de capacidade de ofertar serviços públicos de qualidade”, destacando uma das posições garantidas pela carreira de Auditor do Estado, de buscar a melhoria permanente da fiscalização e da qualidade do gasto público.

Conectar-se com os desejos dos gaúchos, recuperando a sua autoestima e protagonismo: esse é objetivo proposto por Jairo Jorge, segundo candidato a conversar com a diretoria do sindicato. “Não podemos achar que a crise é superficial, e tampouco insolúvel. Temos que ter capacidade de buscar o ponto de equilíbrio, a partir de um diagnóstico preciso das condições do Estado. Hoje, ocupamos a 27ª posição em investimento, ou seja, o último estado brasileiro. Precisamos recuperar nossa excelência.”

Auditores do Estado, integrantes da diretoria, contribuíram com o debate com ambos os candidatos, trazendo um panorama sobre a receita do Estado, destacando a atuação dos órgãos de controle. Douglas Casagrande, presidente em exercício do Sindicirgs, enfatizou o papel fundamental do Controle Interno para o Estado, colocando a carreira e a entidade como suportes e parceiras fundamentais para a correta execução das políticas governamentais.

O próximo candidato ao governo a ser recebido pelo Sindicirgs, em agosto, será Eduardo Leite.