Com a definição do segundo turno das eleições, o Sindicirgs se posiciona como um parceiro do próximo governo, não importando o candidato eleito – caráter original da carreira de estado que representa, a dos Auditores do Estado.

O Sindicato manteve uma agenda de visitas aos candidatos a vice-governador nas duas chapas que concorrem no segundo turno: Claudia Jardim, candidata a vice de Onix Lorenzoni, e Gabriel Souza, vice de Eduardo Leite.

WhatsApp Image 2022-10-11 at 13.29.00 (1) WhatsApp Image 2022-10-11 at 13.29.00

Nos encontros, as candidaturas tiveram a oportunidade de conhecer como a Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage), através da atuação dos Auditores do Estado, agrega valor à sociedade gaúcha e ao gestor público. Para ambos os candidatos, a diretoria do Sindicato apresentou as macrofunções da Cage e sua capilaridade dentro da estrutura da administração pública estadual, destacando a atuação prévia e concomitante no fluxo das despesa pública, a geração de informações contábeis gerenciais, transparência e o fomento ao controle social, e combate à corrupção, integridade e governança públicas.

O presidente do Sindicirgs, Marcus Guttler Pizzato, enfatizou a contribuição da Cage no que diz respeito à gestão. “Nosso trabalho gera tranquilidade para que gestor possa executar suas políticas públicas sabendo que está aderente aos princípios da Administração Pública, em especial a eficiência e a economicidade.”

Ponto focal nas reuniões foi a apresentação de uma demanda importante dos Auditores do Estado: que a escolha do chefe do órgão central do sistema de controle interno do Estado seja um membro da carreira da Cage, um(a) Auditor(a) do Estado.

“As agendas foram muito importantes para relembrarmos da relação de parceria que temos com os gestores públicos. Ademais, e acima de tudo, conseguimos apresentar e contextualizar a trajetória da nossa carreira até chegarmos à atual marca de 100 Auditores do Estado, o que faria do atendimento da nossa demanda uma decisão lógica e natural, o que percebemos também ser o entendimento dos candidatos pela boa receptividade que tiveram ao nosso pleito.”

Também acompanharam a visita, o vice-presidente da entidade, Dionísio de Souza N. da Silva, e a Auditora do Estado Vera Rejane Goulart Gonçalves.