Desde setembro, o projeto estratégico MINA (Monitoramento Inteligente das Necessidades de Auditoria) vem possibilitando um melhor direcionamento do trabalho dos auditores da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado do RS (Cage), qualificando ainda mais as atividades de auditoria.

WhatsApp Image 2020-10-27 at 11.43.11Desenvolvido pela Divisão de Informações Estratégicas (DIE/Cage), o MINA é uma solução que, por meio de técnicas da ciência de dados, atua como uma espécie de “malha fina” dos recursos públicos estaduais, encontrando inconsistências e indícios de irregularidades de forma proativa e automatizada. A primeira entrega do MINA foi em março, quando liberou o painel de monitoramento do sistema de Integração Estado Fornecedor (IEF).

O painel de monitoramento de diárias entrou em operação após breve período de testes. Com essa ferramenta, mais de 30% dos processos de despesa que transitam pelas seccionais da Cage passam a ser analisados de forma automatizada e preventiva.
De acordo com a chefe do DIE, Liege Munhos de Campos, o trabalho que pode ser desenvolvido a partir dos painéis do MINA vai otimizar a ação da Cage, pois em muitos casos as irregularidades serão impedidas de acontecer antes mesmo do registro do empenho, trazendo mais segurança para os gestores.

Jociê Rocha, chefe da Divisão de Controle da Administração Direta (DCD/Cage), destaca que, além de aumentar a produtividade, as ferramentas de análise de dados, como o MINA, propiciam maior assertividade nos achados, pois amplia-se o leque e a profundidade das conferências a partir do cruzamento de informações, que não estão disponíveis no processo de concessão de diárias.

O escopo do MINA ainda prevê outros painéis de monitoramento ainda sem definição do cronograma de entregas, em função da restrição de pessoal alocada para o projeto.

Saiba mais em:

https://www.estado.rs.gov.br/entrega-do-projeto-estrategico-mina-viabiliza-aumento-de-produtividade-e-eficiencia-das-atividades-da-cage