A construção do Plano Gaúcho de Promoção da Integridade está no foco do Comitê de Integridade Pública (CIP), que realizou recentemente (dia 25 de abril) um encontro para tratar do tema com gestores e servidores públicos estaduais, especialmente aqueles que integram os Comitês Setoriais de Integridade.

O Seminário de Gestão de Riscos de Integridade abordou as atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização no que se refere a riscos, de acordo com a norma ISO 31000/2018. O Auditor do Estado e presidente do CIP, Álvaro Luis Gonçalves dos Santos, destaca a importância de levar mais informação sobre o tema aos comitês setoriais de integridade de todos os órgãos e secretarias da administração pública gaúcha. “É competência do CIP propor políticas gerais de integridade ao Poder Executivo Estadual e coordenar o Plano Gaúcho de Promoção da Integridade. É nosso papel contribuir na criação de uma cultura organizacional forte, em que os servidores tenham a ética como mote principal de suas atividades.”

Santos palestrou sobre “Corrupção, lei anticorrupção, teoria econômica do crime e compliance público”. O evento contou ainda com a palestra do Auditor do Estado Diego Souza Mendonça, com o tema “Riscos e gestão de risco de integridade”.

Ao longo do ano, serão realizados outros eventos. O próximo, previsto para o mês de junho, terá como foco “fraudes em licitações”.

 

 

Com informações da equipe de Comunicação da Cage/RS.