“Dados são o novo ouro”: frase feita, mas que representa a era do Big Data, que estamos vivendo, com dados sendo gerados em fluxo constante, informação digital que é armazenada, processada e multiplicada de forma exponencial. São informações que permitem a empresas e organizações entenderem seus clientes e, desta forma, melhorar seus produtos e processos.

Acompanhando a evolução da Ciência de Dados, a Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage) criou, em 2017, a Seção de Informações Estratégicas, que tem por objetivo desenvolver ferramentas para facilitar o trabalho de gestores e dar ainda mais transparência às contas públicas. Trabalham na seção dois Auditores do Estado: Gabriel Coch Silveira, que ingressou na Cage em 2014 e atualmente chefia o setor, e Márcio Fogliatto de Oliveira, que ingressou em 2015.

O primeiro produto dessa nova área da Cage – o portal Cage Gerencial – foi lançado em julho de 2018, na presença do Governador do Estado, e disponibilizado aos gestores desde setembro. O portal reúne informações gerenciais, financeiras e contábeis dos últimos 10 anos, com acesso restrito para gestores estaduais, sendo que cada gestor tem acesso a sua pasta, e o governador, a conteúdo relacionado a todo Estado.

De acordo com Silveira, que coordenou o projeto desde o início, o portal é atualizado diariamente com dados gerados no dia anterior. “Essa é uma ferramenta poderosa para a gestão do Estado. A partir da sua aplicação no dia a dia dos gestores, o portal será melhorado, complementado e ajustado de acordo com as demandas, gerando novas informações e indicadores”, destaca.

Importante mencionar que um dos focos do portal é o cruzamento de dados. “Com a evolução da ferramenta, o Cage Gerencial passará a ter um foco mais investigativo, identificando indícios de irregularidades a partir dos dados.” Vai subsidiar o trabalho dos Auditores do Estado também, explica, citando os dois braços de atuação da área: um mais gerencial, de orientação, com informações estratégicas, e outro voltado para a fiscalização, por meio de trabalhos de inteligência e mineração de dados.

Como a sociedade se tornou digital, é fundamental que as empresas e instituições reconheçam essa mudança e se adaptem a ela, utilizando as crescentes bases de dados disponíveis para aprimorar sua tomada de decisão e, com isso, melhorar a qualidade de vida das pessoas. A Cage, como órgão central do Sistema de Controle Interno do Estado do Rio Grande do Sul, com a criação dessa nova área, dá um passo inicial – mas importante – nesse sentido, modernizando a sua forma de atuação.

portal cage gerencial