No dia 24 de novembro, durante a reunião de trabalho da Contadoria e Auditoria Geral do Estado (Cage), o Auditores do Estado José Carlos Ferreira Silva e Felipe Tourinho apresentaram a Tomada de Contas Especial. O trabalho foi executado junto à Secretaria da Modernização Administrativa e dos Recursos Humanos (SMARH), com a finalidade de apurar a renúncia de receitas no uso das Faixas Marginais do Estado do Rio Grande do Sul.

No encontro, realizado no auditório da Associação dos Fiscais de Tributos Estaduais do RS (Afisvec), foi abordado o referencial normativo relativo às Tomadas de Contas Especiais. Como estudo de caso, foram apresentados os métodos utilizados na realizada pela Cage na SMARH. Nesse trabalho, foram utilizadas técnicas atuais de auditoria, discutidas no Congresso Brasileiro de Auditoria Interna – CONBRAI 2016 -, o qual contou com a participação do Sindicirgs.

O debate acerca dos métodos de auditoria utilizados englobou o uso de técnicas estatísticas nos trabalhos realizados pela Cage, uso de ferramentas e aplicativos ao longo dos trabalhos, o uso da estrutura disponibilizada por outros órgãos do Estado nos trabalhos de auditoria, entre outros aspectos. Também foram discutidas as lacunas e as interpretações da legislação de referência para Tomadas de Contas Especiais, com o objetivo de gerar trabalhos robustos e replicáveis.

Destaque para a importância dos trabalhos consecutivos à Tomada de Contas Especial, com foco na geração de valor para a Administração Pública e na colaboração da Cage para a solução dos problemas levantados.