Os temas relevantes para a gestão pública, a contabilidade e o futuro das finanças estaduais estiveram no foco das atenções durante 79ª Reunião Ordinária do Grupo de Gestores das Finanças Estaduais (GEFIN), que aconteceu entre os dias 19 e 22 de março, em São Paulo.

As Auditoras do Estado Carina Trein e Gabriela Machado, da divisão de Informação e de Normatização Contábil (DNC), e o Auditor do Estado Felipe Bittencourt, Contador e Auditor-Geral Adjunto, representaram a Cage no GT Contabilidade. Entre os temas debatidos no grupo, destaque para os procedimentos de encerramento do exercício, que teve o do Rio Grande do Sul apresentado por Bittencourt. Abordados ainda o novo Plano de Implantação dos Procedimentos Contábeis Patrimoniais, os impactos da Reforma Tributária na Contabilidade e a implantação da norma de custos do Conselho Federal de Contabilidade (NBC TSP 34).

De acordo com Felipe Bittencourt, esses debates contribuem para a proatividade nas demandas dos Auditores do Estado, visando sempre prestar informações contábeis de alta qualidade, além de dar cumprimento a todas as obrigações legais relacionadas à contabilidade pública. “Os temas da reunião do GT Contabilidade impactam as finanças públicas e as rotinas das contadorias, que, pela sua complexidade, necessitam de amplo debate e compartilhamento de experiências.”

Bittencourt defende a participação da Cage em eventos como esse, que considera serem essenciais para o acompanhamento das discussões e ajudar a propor soluções e/ou alternativas para as demandas comuns dos Estados.

Com informações da ASCOM/Sefaz