Oportunizar aos agentes da segurança pública do Estado o contato com ferramentas específicas para investigação de crimes licitatórios e de lavagem de dinheiro: esse foi o objetivo do curso ministrado pelo Auditor do Estado, Rodrigo Moreira Machado, da Divisão de Controle da Administração Indireta da Cage, no dia 6 de outubro, para 25 servidores da Polícia Civil.
O curso sobre a Investigação de Crimes licitatórios e os Aspectos Contábeis na Lavagem de Dinheiro demonstrou o compromisso de atuação integrada da Cage e demais instituições públicas estaduais envolvidas na preservação do patrimônio público. Realizado pela Academia de Policia Civil (Acadepol), o treinamento foi planejado em conjunto com a Divisão Estadual de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (DCCOR/DEIC), da Policia Civil do Estado.
Conteúdo teórico e análise e debate de casos concretos foram a dinâmica do curso com 10 horas/aula, que abordou licitação; fraude e erro; formação de preços de vendas; documentação comprobatória e de provas a serem recolhidas, todos os temas vinculados à investigação de crimes licitatórios. Foram tratados ainda temas referentes aos aspectos contábeis na lavagem de dinheiro, entre os quais, ciência da contabilidade; principais demonstrações contábeis; investigação de fraudes em contas do ativo; investigação de fraudes em contas do passivo; investigação de fraudes em contas do PL; e análise de demonstrações contábeis.
Também participaram do curso os Auditores do Estado, Francisco José Ferreira Gomes e Robert Henry Bartlett, ambos da DCI.
“Embora tenha ministrado o curso, o que aconteceu de fato foi uma grande troca de aprendizado para todos. Saíram fortalecidos os Auditores do Estado e os policiais presentes,. Ganham a Cage, a Polícia Civil e a sociedade”, enfatiza Rodrigo Moreira Machado.