Auditor do Estado é mediador no debate sobre o tema

Requisito para o edital de licitação, a Companhia Rio-Grandense de Saneamento (Corsan) realizou nessa segunda-feira (27) uma audiência pública para apresentar à população a parceria público-privada (PPP) para coleta e tratamento de esgoto em nove municípios da Região Metropolitana. O Auditor do Estado (AE), Luís Felipe Pacheco, foi mediador do evento que aconteceu em Canoas e reuniu autoridades, representantes de diversos setores e moradores da região.

O evento serviu para detalhar o projeto para cada uma das cidades contempladas – Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Eldorado do Sul, Esteio, Gravataí, Guaíba, Sapucaia do Sul e Viamão – e ouvir a população envolvida. O edital de licitação deve ser lançado pela Corsan em janeiro de 2018. Em etapa anterior, entre 25 e 31 de setembro, foi realizada a consulta pública, que recebeu sugestões sobre as minutas do edital e contrato da PPP. Com a parceria, a companhia promete benefícios aos moradores, como investimentos mais robustos na construção de redes coletoras e estações de tratamento.

Pacheco, que participou de alguns trabalhos na Corsan como AE e também é presidente do Sindicirgs, considera que essa é uma oportunidade única de participar de um momento importante na história da Corsan e do Estado, especialmente por envolver um tema tão sensível e caro à sociedade, que é o saneamento ambiental. “A audiência pública é uma oportunidade de dar transparência a todo esse processo e de estimular o controle social. Para mim, é um orgulho fazer parte disso”, completa.

Audiência Pública PPP (103)ed - site

Audiência Pública PPP (14) - site