Próximos do prazo limite para optar pelo Regime de Previdência Complementar do RS, os servidores públicos tiveram mais uma oportunidade para esclarecer suas dúvidas. Na sexta-feira, 4 de agosto, Afocefe e Sindicirgs promoveram o seminário “A Previdência no serviço público – como será nossa aposentadoria?”. O encontro, realizado no auditório da Associação dos Auditores-Fiscais da Receita Municipal de Porto Alegre (Aiamu), abordou os diferentes planos de Previdência do servidor público estadual, o funcionamento da Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público do Estado do Rio Grande do Sul (RS-Prev) e os cenários e perspectivas com a nova reforma previdenciária em andamento no Congresso Nacional.

A mesa de abertura do seminário contou com a participação dos presidentes das entidades promotoras, e ainda com a presidente da Associação dos Defensores Públicos do Estado do Rio Grande do Sul (Adpergs), Juliana Coelho de Lavigne, do deputado estadual Pedro Ruas e do presidente da Associação Gaúcha das Instituições de Previdência Pública (Agip), Alderi Zanatta.

Luís Felipe Pacheco, presidente do Sindicirgs, ressaltou que esse é um tema que, regra geral, não recebe a devida atenção da sociedade e dos governos. “Estamos vivendo um momento de reforma dos modelos previdenciários. Espero que esse encontro sirva para trazer luz ao tema, aumentando o conhecimento de todos a respeito do assunto e auxiliando os servidores na escolha que farão para o futuro”, afirmou.

O presidente do Afocefe, Carlos De Martini Duarte, enalteceu a realização do evento – o primeiro realizado em conjunto por duas diferentes categorias fazendárias – para discutir um assunto que é relevante para todos. “A crise que se estabeleceu no país é de receita. Temos isenções fiscais sem controle e muita sonegação. A culpa da falência da Previdência não pode recair sobre os servidores públicos.”

Entre os diversos assuntos abordados durante o evento, foram debatidos o benefício previdenciário do novo servidor público (que ingressou no Estado partir de 19 de agosto de 2016) e o funcionamento da opção pelo novo regime para os antigos servidores.

Os deputados estadual Pedro Ruas (PSOL), e federal, Pepe Vargas (PT), que integra a Comissão Especial da Reforma da Previdência na Câmara dos Deputados, foram painelistas do seminário, que contou ainda com a participação de Ivan Bechara Filho, diretor-presidente do RS-Prev, o atuário Francisco Humberto Simões Magro, e Vilson Antônio Romero, presidente da Associação Nacional dos Fiscais da Previdência (Anfip).

SONY DSC