Henrique Meirelles diz que equipe econômica estuda as medidas possíveis sem prejudicar ajuste fiscal

Brasília – Ao deixar o Ministério da Fazenda para ir a um encontro com o presidente Michel Temer e integrantes da empresa Royal Dutch Shell, o ministro Henrique Meirelles foi questionado sobre a ajuda que o governo federal poderá dar para que Estados e municípios possam pagar o 13º salário dos servidores públicos. Ele disse que a equipe econômica deve assegurar que o ajuste fiscal e qualquer outras medidas fiquem dentro das limitações do Tesouro Nacional.

“Isso que é fundamental, porque o ajuste fiscal é que vai dar base para a recuperação da economia, que gera, entre outras coisas, a arrecadação dos Estados”, afirmou. Segundo Meirelles, entre as alternativas para ajudar os Estados, sem prejudicar o ajuste fiscal, estão em estudo a viabilização da securitização de receitas futuras. O assunto foi discutido na quarta-feira durante visita do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, ao próprio ministro, em Brasília.

No mesmo dia, o governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, teve um encontro com Temer e com o ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, também para pedir ajuda financeira da União para a grave crise enfrentada. Meirelles não confirmou um suposto acordo do governo federal para que a multa da repatriação, após aprovada a nova regra em discussão no Congresso Nacional, seja dividida com os Estados, como anunciado pelo governador de Goiás, Marconi Perfilo. (ABr)

“Procura de investidores representa confiança no País”
Especificamente sobre o encontro do grupo da Royal Dutch Shell com o governo brasileiro, Henrique Meirelles disse que existe uma “expectativa grande” sobre a recuperação do mercado de petróleo no futuro. “Essa é uma expectativa da indústria, não nossa, necessariamente”, acrescentou, lembrando que o setor tem investido em áreas promissoras. O ministro cancelou a viagem que faria a São Paulo, onde participaria da abertura do Salão do Automóvel, para acompanhar o encontro de Michel Temer com integrantes da multinacional petrolífera. “É uma retomada de confiança no Brasil, é mais um sinal claro disso”, disse Meirelias, sobre o interesse de investidores estrangeiros.

Fonte: jornal JH