A Polícia Civil indiciou ontem 39 pessoas no inquérito sobre uma fraude no Banrisul. Entre os indiciados, estão empresários, ex-funcionários do banco e laranjas, que teriam participado do esquema. De acordo com o titular da Delegacia Fazendária (Defaz) delegado Daniel Mendelski, todos são suspeitos de crimes como estelionato, falsidade ideológica, lavagem de dinheiro e agiotagem. Mendelski relatou que ao menos 17 empresas foram criadas e teriam participado do esquema.

“Além dessas, mais quatro ou cinco também se beneficiaram com o golpe. O inquérito foi enviado à Justiça de Viamão”. A operação Stellio, que descobriu o crime contra o Banrisul, foi deflagrada em abril deste ano. Foram cumpridas 212 ordens judiciais em 12 cidades do Estado. A organização criminosa usava empresas de fachada e contava com a conivência de funcionários de instituições financeiras públicas e privadas.

Fonte: jornal Correio do Povo