A Companhia Riograndense de Saneamento divulgou nota ontem a respeito da investigação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre valores pagos a empresa Explores Call Centes, supostamente ligada ao ministro chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, que recebeu R$ 13 milhões da autarquia. De acordo com a nota, o governo do Estado agiu tão logo soube das irregularidades apontadas, tendo sido ressarcidos à estatal gaúcha os valores indevidamente recebidos. “Imediatamente após terem sido levantadas dúvidas sobre o contrato citado, a questão foi encaminhada a uma auditoria interna, que apontou uma série de recomendações, prontamente cumpridas pelos gestores”, afirma o documento.

Segundo a nota da Corsan, a partir dos apontamentos da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage) foi constatado que efetivamente, durante vários meses, houve remuneração à Explorer Call Center. A primeira contratação da empresa ocorreu a partir de pregão com participação de quatro concorrentes. Houve 98 lances, e a Corsan teve uma redução de mais de 50% no valor orçado inicialmente. Durante o período em que a contratação esteve sob auditoria da Cage e do TCE, a Corsan diz ter feito reuniões com os órgãos de controle para adaptar os editais de acordo com orientações por eles determinadas, diz a nota da empresa. Sobre a suposta ligação do ministro com a empresa Explorer Call Center, a Corsan diz desconhecer o fato, já que em nenhum documento exigido da contratada consta o nome do ministro do governo Michel Temer.

.

Fonte: jornal Correio do Povo