O diretor do Banco Mundial (Bird) para o Brasil, Martin Raiser, apresentou ontem em Florianópolis os resultados do estudo “Retomando o Caminho para a Inclusão, o Crescimento e a Sustentabilidade”, que pautará as estratégias do grupo pelos próximos anos. O governador José Ivo Sartori esteve na cerimônia que discutiu conquistas e desafios do país para garantir a manutenção desses avanços. Sartori observou que para mudar o cenário do Brasil, de desemprego em alta e estagnação da economia, é necessário esforço coletivo.

“Sozinho o poder público não dá conta”, afirmou. O governador expôs as medidas que o Estado tem tomado para alcançar a sustentabilidade e agradeceu o apoio do Banco Mundial através de linhas de financiamento para melhorias em escolas e estradas. Sartori apresentou no estado vizinho o modelo de gestão baseado em indicadores e metas, o “Acordo de Resultados”, e destacou medidas como a Previdência Complementar e Lei de Responsabilidade Fiscal Estadual.

O secretário-geral de Governo, Carlos Búrigo, avalia o encontro como vital para as relações institucionais: “Possuímos parcerias consolidadas com o Bird e pretendemos ampliar esse elo para superar gargalos de infraestrutura, sobretudo eixos rodoviários que conduzem ao Porto de Rio Grande, bem como potencializar o modal hidroviário”.

.

Fonte: jornal Correio do Povo