A Secretaria da Fazenda do Rio Grande do Sul oficializou na quarta-feira (23) a publicação do resultado final e a homologação do concurso público para Auditor do Estado, no Diário Oficial do Estado (DOE/RS). Esse é um passo fundamental para o fortalecimento da carreira, que tem papel estratégico na gestão das finanças públicas e no desenvolvimento sustentável do Rio Grande do Sul.
O concurso foi autorizado em junho de 2024, com edital lançado em outubro e provas objetivas realizadas em janeiro de 2025. Organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o certame contou com 5.917 inscritos, dos quais 212 foram aprovados(as).
Segundo o Contador e Auditor-Geral do Estado, Carlos Geminiano, a homologação do concurso e a futura nomeação de 30 novos(as) Auditores(as) são marcos importantes para o cumprimento dos objetivos estratégicos da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage). “O fortalecimento do quadro de Auditores do Estado é essencial para assegurar a boa gestão dos recursos públicos e promover o desenvolvimento econômico e social do nosso Estado”, destacou.
O próximo passo será o encaminhamento do pedido de nomeação ao Governador do Estado. Com a autorização, iniciam-se as nomeações.
O Sindicirgs reforça seu compromisso na valorização da carreira de Auditor do Estado e saúda todos(as) os(as) aprovados(as) que em breve integrarão essa função essencial para a transparência, eficiência e responsabilidade na gestão pública.