Sindicirgs participa de evento promovido pela Corsan
Na próxima terça-feira, 6/12, às 13h30min, o Auditor do Estado e vice-presidente do Sindicirgs, Douglas Ronan Casagrande da Silva, participa do painel “As três linhas de defesa”, no qual debaterá com o chefe da Auditoria Interna da Corsan, João Batista Coligo, sobre o papel da Auditoria e da Cage nesse contexto.
As três linhas de defesa são um conceito advindo da gestão de riscos. Correspondem aos três níveis pelos quais uma organização – seja empresa, entidade privada ou governamental – responde e protege desses riscos. Respectivamente, as três linhas se referem aos controles da gestão, gerenciamento de riscos e compliance e a auditoria interna propriamente dita. De acordo com Casagrande, nesse contexto, a Cage, em relação às estatais do Estado, se enquadra como órgão externo e regulador, compondo uma espécie de quarta linha de defesa. “Em relação ao Estado como um todo, a Cage compõe a própria terceira linha ou, ainda, a segunda linha de defesa algumas vezes”, salienta o Auditor do Estado.
O painel integra o 1º Seminário de Governança Corporativa, realizado pela Companhia Rio-grandense de Saneamento (Corsan). O evento acontece no Auditório Romildo Bolzan, no Tribunal de Contas do Estado (TCE), das 8h30min às 17h30min.