O Sindicirgs se posiciona quanto a situação de investigação pela qual o Badesul está passando.
A abertura de uma sindicância para apurar irregularidades em liberações de contratos de empréstimo da agência de fomento do Estado é mais uma evidência da urgente necessidade de um novo concurso para a Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage) visando o preenchimento dos cargos de Auditor de Estado vagos.
Os Auditores do Estado são fundamentais na prevenção de situações como essa. A carência de pessoal na Cage acaba interferindo na adequada atuação do controle interno, e vem impedindo o pleno cumprimento de suas missões institucionais. Cabe a Cage executar auditoria contábil, administrativa e operacional na Administração Direta, nas Autarquias, nas Empresas Públicas, nas Sociedades de Economia Mista e suas Controladas e nas Fundações instituídas ou mantidas pelo Estado, conforme prevê a Lei.
Hoje, por falta de pessoal, o órgão constitucionalmente responsável pelo controle interno sequer atua nas empresas financeiras do Estado.
Esperamos que esse lamentável episódio sirva para alertar as autoridades sobre a premente necessidade de preenchimento dos cargos vagos na carreira de Auditor de Estado.
O Sindicirgs vem alertando sobre aquilo que os fatos vêm inequivocamente demonstrando: um novo concurso para a Cage mostra-se mais do que necessário.