A Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage) e os Auditores do Estado desempenharam um papel fundamental na concepção e desenvolvimento do novo Sistema de Propostas de Convênios, o “Banco de Projetos”. A iniciativa tem como principal objetivo modernizar e tornar mais eficiente a celebração de convênios entre o Estado e os municípios gaúchos.

O projeto, apresentado recentemente ao governador Eduardo Leite pela secretária da Fazenda Pricilla Santana, foi desenvolvido com a participação ativa dos Auditores do Estado. A Cage coordenou os esforços técnicos e operacionais, garantindo que a nova plataforma seguisse os princípios da boa gestão pública e governança eficiente. A Auditora do Estado Patrícia Rodrigues da Silva Leão participou da reunião de apresentação, representando os colegas da Cage.

Com o Banco de Projetos, o fluxo de gestão dos convênios passa por uma verdadeira revolução, reduzindo a burocracia e otimizando processos essenciais. Atualmente, os trâmites de convênios são fragmentados e demandam fluxos distintos de documentação e aprovação. Com a implantação do novo sistema, todas as etapas passarão a ser geridas em uma plataforma única, permitindo maior controle, transparência e agilidade.

Na próxima semana, o sistema será apresentado aos prefeitos gaúchos. O cronograma de treinamento para uso das novas funcionalidades começa em março, nas secretarias de Estado, e se estende aos municípios em abril.

A participação dos Auditores do Estado e da Cage reforça o compromisso com a modernização dos processos de governança e gestão pública, promovendo maior eficiência, transparência e segurança jurídica na relação entre Estado e municípios. O Banco de Projetos representa um grande passo na direção da automação e digitalização da administração pública, trazendo benefícios tanto para os gestores municipais quanto para a população gaúcha.