O Auditor do Estado Felipe Severo Bittencourt, Contador e Auditor-Geral do Estado Adjunto para Assuntos de Contabilidade, representou a Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage) na 61ª reunião Comitê Permanente para Contabilidade Aplicada ao Setor Público (CP CASP), realizada nos dias 24 e 25 de abril, em Sergipe.

Os principais temas abordados no evento foram as “Contribuições do CP CASP para as consultas Públicas do IPSASB: ED 86 e ED 89”; “Avaliação das contribuições recebidas sobre a proposta de Comunicado Técnico sobre Notas Explicativas” e a “Convergência de nova IPSAS e atualização das já convergidas”.

Bittencourt conduziu os trabalhos sobre a ED 87 – Stripping costs in the Production Phase of Surface Mine (em tradução livre, “Custos de extração na fase de produção de uma mina de superfície”).

O Auditor do Estado ressalta a importância de tratar sobre as Notas Explicativas em um evento dessa abrangência: “É sempre importante tratar desse tema por ser essencial para a compreensão das Demonstrações Contábeis por todos os usuários.” Também destacou as consultas públicas do IPSASB como uma oportunidade de o Brasil se manifestar previamente sobre a publicação de uma norma. “Assim, auxiliamos a construção de uma norma internacional que um dia será norma brasileira e contabilidade.”

O Comitê foi criado em 2021 com o objetivo de assessorar o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) na emissão e atualização das Normas Brasileiras de Contabilidade Técnicas Aplicadas ao Setor Público (NBC TSP).

Com informações da equipe de Comunicação da Cage/RS.