Aperfeiçoamento constante é atitude de quem está atento ao desenvolvimento da carreira. Assim, tem sido a estratégia de evolução do Auditor do Estado (AE) Diego Souza Mendonça, que acaba de conquistar uma importante certificação internacional – a CRMA (Certification in Risk Management Assurance).

Concedida pelo Instituto dos Auditores Internos (IIA) do Brasil, a CRMA tem foco na qualificação do auditor para que possa avaliar a gestão de risco das organizações e contribuir para o aperfeiçoamento dos processos de governança e gestão.

É uma longa jornada de preparação. Para receber essa certificação, além de atuar há pelo menos cinco anos na área de auditoria interna, Diego venceu algumas etapas, como já ter o CIA (Certified Internal Auditor) e realizar uma prova presencial em inglês. A certificação deve ser renovada anualmente com a comprovação de participação em atividades de educação profissional continuada, como cursos, palestras e publicação de artigos.

Diego é Auditor do Estado, atuante na Cage/RS desde 2014. Atualmente, lotado na Divisão de Controle da Administração Indireta, considera fundamental a abordagem da gestão de risco contar com um profissional que tem conhecimento creditado, no caso, com a CRMA.

“A gestão de riscos é um tema bem atual. As organizações precisam ser proativas em relação a eventos que possam impactar seus objetivos, operações, ativos, sua reputação. Ao gerenciar o risco, estamos gerenciando a questão antes que se transforme em um problema. Isso aumenta a probabilidade de sucesso e a resiliência das instituições”, ressalta.