O Auditor do Estado Álvaro Santos é um dos autores integrantes da obra coletiva “ESG na Administração Pública – Estudos Dirigidos”, publicada pela Editora Fórum. A publicação reúne especialistas de diversas áreas com análises sobre a aplicação dos pilares do ESG (ambiental, social e governança) no setor público.

Em coautoria com a promotora de Justiça Júlia Flores Schütt, o auditor assina o artigo “Ainda que em calamidade, com integridade”, que destaca a importância da governança e da integridade institucional em cenários de emergência climática. O texto parte da experiência vivida durante a maior tragédia ambiental da história do Rio Grande do Sul, em maio de 2024.

O artigo é fruto direto da atuação do Auditor Álvaro Santos no Gabinete de Crise do Estado, durante as enchentes que impactaram milhares de gaúchos. A partir dessa vivência, os autores discutem como a integridade pública e a articulação institucional são fundamentais para garantir respostas efetivas e responsáveis em situações críticas.

A contribuição do Auditor do Estado reforça o papel estratégico da carreira na promoção de boas práticas de gestão pública, mesmo sob condições extremas, e amplia o debate sobre responsabilidade socioambiental dentro das instituições públicas.