Dos 55 deputados estaduais, nove disputaram cargo majoritário na eleição municipal deste ano, situação que deverá alterar a
nominata das bancadas com assento no Legislativo. No primeiro turno, apenas Miki Breier (PSB) venceu em Cachoeirinha e abrirá vaga para Catarina Paladini (PSB). Disputam o segundo turno Juliana Brizola (PDT), candidata a vice-prefeita em Porto Alegre, e Valdeci Oliveira (PT) e Jorge Pozzobom (PSDB), em Santa Maria. Os demais não alcançaram êxito na disputa.
Nove deputados das bancadas do PT, PP, PSDB, PTB, PSB, PSOL e PDT participaram da eleição deste domingo. Dos três deputados que disputaram os votos de Porto Alegre, Juliana Brizola (PDT), que concorre a vice-prefeita, foi para o segundo turno da Capital. Em caso de eleição de Juliana Brizola no dia 30 de outubro, assume o suplente, Flávio Lammel, 52 anos, ex-prefeito de Victor Graeff e ex-diretor do Banrisul. Os deputados Maurício Dziedricki (PTB) e Pedro Ruas (PSOL) concorreram a prefeito e vice-prefeito de Porto Alegre, respectivamente.
Cachoeirinha
A vitória de Miki Breier (PSB) em Cachoeirinha abre vaga para o ex-deputado Catarina Paladini, 34 anos, atual secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social.
Santa Maria
Em Santa Maria, os deputados Valdeci Oliveira (PT) e Jorge Pozzobom (PSDB) disputarão o segundo turno da eleição. A vitória de um deles repercutirá num dos suplentes para assumir a titularidade do mandato, o ex-deputado Marcos Daneluz, do PT de Caxias do Sul, ou Zilá Breitenbach (PSDB). Atualmente, Zilá está na vaga de Lucas Redecker, integrante do governo estadual como secretário de Minas e Energia. O suplente seguinte é Sanchotene Felice, que trocou o PSDB pela Rede.
Pelotas, Três Passos, São Leopoldo
Das deputadas que estavam na disputa pela vaga de prefeita,
Miriam Marroni (PT), em Pelotas, e Zilá Breitenbach (PSDB), em Três Passos, foram derrotadas. Gerson Borba (PP), candidato a prefeito em São Leopoldo, também não venceu.