Nessa semana, entre 25 e 28 de agosto, o presidente do Sindicirgs, Dionísio de Souza N. da Silva, participou do 10º Encontro Nacional de Observatórios Sociais do Brasil (ENOS) e do 3º Congresso Pacto pelo Brasil, em Curitiba, Paraná, eventos realizados pelo Observatório Social do Brasil (OSB). Dionísio também participa da equipe diretiva do Observatório Social de Porto Alegre (OSPoa).

O ENOS, ocorrido no domingo, 25, apresentou os melhores casos de ações de controle social desenvolvidas pelos Observatórios. O encontro foi oportunidade para a troca de experiências e consolidação da metodologia dos observatórios sociais.

Já o Congresso, entre os dias 26 a 28, contou com diversas palestras e exposições que objetivavam trazer ao debate temas atuais relacionados ao exercício da cidadania participativa, transparência, compliance público e privado, combate à corrupção e o uso de tecnologias inovadoras na gestão pública e no controle social.

“Trata-se de um evento ímpar para renovar a fé e a motivação para continuar este lindo trabalho de exercício de cidadania por meio da participação fiscalizadora da gestão pública. Nesse ambiente, é possível estabelecer intercâmbio de ideias e projetos que podem conjugar os esforços do controle interno estatal com o controle social”, ressalta Dionísio.

O ENOS é realizado desde 2012 com o objetivo de reunir os dirigentes, técnicos e voluntários dos Observatórios Sociais para disseminar as boas práticas, aperfeiçoar a metodologia e discutir estratégias para expansão do Sistema OSB. Inicialmente, eram duas edições por ano e atualmente o evento é anual, realizado junto com o Congresso Pacto Pelo Brasil.

Primeira foto: Dionísio (primeiro à direita) com outros membros da diretoria do Observatório Social de Porto Alegre. O presidente do Sindicirgs, integra a equipe diretiva do OSPoa desde a sua fundação, em 2014.

Segunda foto: Palestra de abertura com o desembargador Federal João Pedro Gebran Neto.

WhatsApp Image 2019-08-29 at 15.59.24

WhatsApp Image 2019-08-29 at 18.29.09