Possibilitar conhecimento e participação do cidadão da forma mais ampla possível: assim pode ser descrita a atualização promovida no novo Portal Transparência do Estado, lançado nessa terça-feira, 22 de maio, no Salão Negrinho do pastoreio do Palácio Piratini. O evento contou com a presença do governador José Ivo Sartori, do secretário da Fazenda, Luiz Antônio Bins, do Contador e Auditor-Geral do Estado, Álvaro Fakredin, autoridades e entidades representativas das carreiras da Fazenda.

Atendendo a Lei de Acesso à Informação, desde 2009, o Rio Grande do Sul vem evoluindo na questão da transparência. Em 2014, mais um passo foi dado com a criação do Portal Transparência, agora aperfeiçoado. “O novo portal agregará qualidade às informações disponibilizadas pelo Estado, contribuindo para o aprimoramento do controle social por parte da cidadania, o que incentivará ainda a criação de novas soluções para a sociedade e o atendimento às mais distintas demandas”, esclareceu o secretário Bins.

Depois de lembrar outros instrumentos como as Caravanas da Transparência, o aplicativo Pilas RS, o site Dados Abertos, o Facilita RS, Álvaro Fakredin apresentou as novidades do site, destacando o jogo para a juventude, desenvolvido com fins didáticos, o fato dos dados serem apresentados com georreferenciamento, e principalmente a facilidade de acesso e consulta pelo cidadão. “A transparência é um elemento fundamental para plenitude do controle social, dentro de um estado de direito, para o exercício da cidadania”, enfatizou Fakredin.

O governador Sartori falou dos avanços da transparência no Estado, reforçando o quanto a atual gestão contribuiu para qualificar e facilitar o acesso da população aos dados e informações do governo. “A população tem que se apropriar, tem que saber; aquilo que ela não conhece não existe”, ressaltou.

As informações disponibilizadas no Transparência RS são de competência da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage). A transparência é um dos valores que pautam a atuação do Sindicirgs e, na condição de representante dos Auditores do Estado da Cage, é sua função primordial reivindicar que o Governo mantenha atualizadas as ferramentas que facilitam o controle dos gastos públicos pelo cidadão. “O Sindicato parabeniza os Auditores do Estado envolvidos no projeto, notadamente a ex-diretora da entidade Silvia Lauer, nova chefe da Divisão responsável pela construção e manutenção do Portal. Importante salientar, ainda, que seguiremos acompanhando de perto a atuação da gestão, de modo a garantir as melhores condições de trabalho aos que fazem parte, como destacado pelo secretário, do melhor corpo de técnicos do Estado do RS, entre os quais estão os membros da nossa carreira”, concluiu o presidente em exercício do Sindicirgs, Douglas Ronan Casagrande da Silva, presente no lançamento.

WhatsApp Image 2018-05-22 at 18.10.42WhatsApp Image 2018-05-22 at 18.10.44WhatsApp Image 2018-05-22 at 18.10.43