Na próxima semana, entre os dias 15 e 16 de dezembro, o Auditor do Estado Ednaldo Tavares Rufino apresenta o trabalho “Aplicação do Novo Modelo de Auditoria Prévia em Licitações durante a Pandemia da Covid-19” no XXI Congresso Paranaense de Direito Administrativo. A nova sistemática entrou em vigor no primeiro trimestre de 2020, na Seccional da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado (Cage) junto a Subsecretaria Central de Licitações (Celic).

Trata-se de um relato da experiência da Cage no exercício da auditoria preventiva em licitações durante a pandemia da Covid-19. “Esse novo modelo de atuação que desenvolvemos tem o objetivo de tornar as atividades mais eficientes e eficazes”, afirma o Auditor do Estado Dionísio de Souza N. da Silva, que também participou do desenvolvimento do projeto.

Desde a instituição do novo arquétipo, a Cage gerou economia no valor de R$ 1.023.547.740,94 em licitações públicas que a Secretaria da Saúde era o órgão demandante. Sendo que 96,7% desse valor são relacionados às contratações de enfrentamento à Covid-19. Em um momento excepcional, caracterizado pelo agravamento da escassez dos recursos públicos, os resultados divulgados pela Cage confirmam que o novo arranjo de atuação é um instrumento que contribui para uma gestão pública mais eficiente, alinhada à legalidade e à preservação do patrimônio público.

O evento online é promovido pelo Instituto Paranaense de Direito Administrativo – IPDA e pretende incentivar um profundo debate da gestão púbica contemporânea. As inscrições podem ser feitas no site ipda.net.br